ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

O colegiado também decidiu manter o monitoramento do subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios afetados por condições meteorológicas desfavoráveis nos últimos meses.

Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em alinhamento com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), solicitou a maximização da geração térmica e a prontidão das usinas. A finalidade é assegurar o fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e a transição para o período úmido de 2025/2026. 

A iniciativa faz parte das medidas operativas e recomendações do ONS para manter o suprimento de energia no segundo semestre de 2025, visando o pleno atendimento às demandas de carga e potência da sociedade brasileira.

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN e o CMSE é o comitê responsável por monitorar o setor elétrico e propor medidas para garantir a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia. 

Recomendações
Em junho, o ONS apresentou, durante reunião ordinária do CMSE, uma série de recomendações para manter o atendimento de potência no segundo semestre e iniciar a recuperação dos níveis de armazenamento na região Sul.

Entre as propostas para reforçar o atendimento de potência estão a utilização da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas do rio São Francisco e da UHE Itaipue a maximização da disponibilidade da geração termelétrica.

O colegiado também decidiu manter o monitoramento do subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios afetados por condições meteorológicas desfavoráveis nos últimos meses. 

“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Taxas mais baixas em economias avançadas estimulam a migração de capitais financeiros para países emergentes.
No total, o PPDDH acompanha atualmente 1.414 pessoas ameaçadas em todo o Brasil.
O recurso integra um pacote de R$ 405 milhões aprovado para os nove estados da Amazônia Legal, dos quais R$ 370 milhões já foram contratados.
A Expoacre Juruá 2025 segue até domingo, reunindo cultura, negócios, esporte e grandes atrações artísticas, consolidando-se como o maior evento do interior do Acre.
A Expoacre Juruá 2025 segue com programação até o fim de semana, mas o show do “Embaixador” já entrou para a memória afetiva da população local.
O embaixador ficou sabendo da situação do garoto na chegada ao aeroporto e garantiu que receberia os pais e a diretora da escola dele no camarim, antes do show.
A feira segue com atividades até o fim de semana, reunindo música, negócios, gastronomia, artesanato e muito mais, consolidando-se como um marco anual para o Vale do Juruá.
A Expoacre Juruá 2025 é o maior evento de integração econômica e cultural do interior do Acre, reunindo expositores do agronegócio, artesanato, indústria e comércio local.
Não existem mais publicações para exibir.