Familiares de pacientes do TFD de Tarauacá apelam ao governador por retorno mais rápido após alta em Cruzeiro do Sul

O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas

Familiares de pacientes do município de Tarauacá que estão em tratamento no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, fizeram um apelo público ao governador Gladson Cameli (PP) para que reveja os critérios de retorno no programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com uma nota divulgada nesta sexta-feira (11), os familiares relatam que, mesmo após receberem alta médica, muitos pacientes precisam esperar dias até que outro paciente seja regulado para a mesma rota, para só então serem autorizados a retornar à cidade de origem. A prática tem provocado desgaste físico e emocional, além de sobrecarregar a estrutura do hospital e casas de apoio.

“A permanência prolongada desses pacientes fora de casa é desnecessária e desumana. Estamos pedindo que o governador e os parlamentares do Acre olhem com atenção para essa realidade”, diz um trecho da nota.

O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas pelo TFD.

O Tratamento Fora de Domicílio é um serviço do SUS que visa garantir atendimento especializado em outras cidades quando o serviço necessário não está disponível no município de origem do paciente.

Veja também

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
O registro foi feito instantes antes dos enfermeiros acionarem o “código azul”, protocolo utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.
Os dados mostram que, na Comunidade Santa Luzia, foram mecanizados 43 hectares; no Ramal 3, 49 hectares; e na estrada 307, foram 76 hectares.
A orientação é que os banhistas levem protetor solar, chapéu ou boné e bastante água para enfrentar o calor com segurança. A noite promete ser mais amena, com temperaturas mais
Apesar da movimentação de veículos e pedestres, o casal não demonstrou constrangimento e continuou o ato como se estivesse em ambiente privado.
A secretária municipal de Clima e Meio Ambiente, Edna Fonseca, avaliou a reunião como positiva e reforçou a necessidade de cooperação entre os órgãos.
Diante do flagrante, o homem confessou a posse da arma e recebeu voz de prisão. Ele foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça.
Não existem mais publicações para exibir.