Com 903 focos de queimadas, Feijó é a cidade com mais registros no Acre

A cidade de Feijó, interior do Acre, é a região com mais focos de queimadas no estado. Dos 2.835 focos registrados entre janeiro até esta segunda-feira (29) no Acre, 903

A cidade de Feijó, interior do Acre, é a região com mais focos de queimadas no estado. Dos 2.835 focos registrados entre janeiro até esta segunda-feira (29) no Acre, 903 foram atendidos em Feijó. Um total de mais de 31% de todas as ocorrências.

Os dados são captados diariamente através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com ajuda do satélite de referência Aqua.

Conforme o Inpe, as cidades do Acre com mais queimadas são:

  • Feijó – 903
  • Tarauacá – 548
  • Manoel Urbano – 227
  • Cruzeiro do Sul – 161
  • Rio Branco – 155

Entre 1º e 29 de agosto, Acre tem um acumulado de focos de queimadas de 2.385. Desse total, 815 foram registrados apenas em Feijó. A cidade tem uma população estimada de mais de 34 mil habitantes.

Ainda segundo o levantamento, as cidades de Feijó, Tarauacá, Acrelândia, Manoel Urbano, Bujari, Cruzeiro do Sul, Jordão e Rio Branco têm o maior número de focos por quilômetro no território acreano.

Combate

Na cidade feijoense, o combate ao fogo é feito por brigadistas e bombeiros. O coordenador dos brigadistas, Auricélio Dantas, falou que o número de ocorrências aumentou bastante nas últimas semanas.

“Estamos trabalhando muito, não damos conta. Às vezes, atendemos uma ocorrência por dia porque o fogo é de grandes proporções e temos pouco transporte. Estamos com dois caminhões tanque e três caminhonetes e ficamos sem conseguir fazer muita coisa”, lamentou.

O município conta com seis brigadistas, que atua como complemento do serviço dos bombeiros. Já o Corpo de Bombeiros da cidade é composto por 19 profissionais.

“É uma equipe com três brigadistas e os bombeiros, mas quando tem um incêndio grande a gente chama os outros [de folga], os bombeiros também de folga para ajudar. Tem dia que entram todos os brigadistas e bombeiros e ainda não damos conta. Aqui o costume de limpar os terrenos é colocar fogo. Colocam fogo, sai do controle e chamam a gente”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira (18) que a rede social X suspenda imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá, instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a elaboração e

De acordo com informações do coordenador de vigilância entomológica de Cruzeiro do Sul, Leonisio Messias, de janeiro a agosto de 2024 os casos de malária registraram um aumento de 2%

O investimento, que totaliza R$ 2 milhões, faz parte de uma parceria entre as instituições com o objetivo de melhorar a fiscalização e a educação no trânsito na região.
O monitor de leitos, atualizado diariamente, aponta que os 10 leitos de UTI adulto do Hospital Regional do Juruá estão todos ocupados.

A Justiça decretou a prisão preventiva de um homem acusado de sequestrar o próprio filho, uma criança de apenas um ano e nove meses. O suspeito foi preso na noite

O candidato a reeleição de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, foi recebido com agradecimentos e apoio pelos moradores e lideranças da comunidade do Ramal 5, na BR-364, na noite desta

As emendas parlamentares dos dois mandatos de Jessica são um ativo político muito bem explorado em sua campanha.
Não existem mais publicações para exibir.