Acre decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de arboviroses

O Decreto nº 11.619, de 8 de janeiro de 2025, assinado pela governadora em exercício, Mailza Assis.

Governo do Acre decretou nesta quinta-feira, 9. situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de Dengue, Chikungunya, Zika, Mayaro e Oropouche, doenças transmitidas por arboviroses. O Decreto nº 11.619, de 8 de janeiro de 2025, assinado pela governadora em exercício, Mailza Assis, foi publicado para intensificar as ações de combate e prevenção diante da alta demanda nas unidades de saúde.

O decreto tem como base o Parecer Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que aponta uma curva crescente de casos confirmados, agravada pelo período chuvoso, que favorece a proliferação dos mosquitos transmissores. Segundo o documento, diversos municípios do Acre já registram um aumento alarmante no número de atendimentos hospitalares relacionados a síndromes febris causadas pelas arboviroses.

Além disso, o Estado destaca a necessidade de apoio técnico e operacional aos municípios devido ao processo de transição das gestões municipais entre 2024 e 2025, que pode afetar a continuidade das ações de vigilância e controle das doenças.

Com o decreto, a Sesacre passa a coordenar as ações de enfrentamento à emergência, podendo adotar medidas administrativas urgentes e realizar despesas excepcionais para garantir a resposta do poder público à crise. O governo estadual também determinou atendimento prioritário às demandas da saúde pública por parte de órgãos e entidades da administração estadual.

A Secretaria de Saúde também está autorizada a editar normas complementares para reforçar o combate às arboviroses e minimizar os impactos da epidemia. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da situação.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A primeira-dama, Lurdinha Lima, ressalta que a iniciativa tem como objetivo acolher as mulheres vítimas de violência doméstica atendidas na delegacia.
Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
A vítima, picada na região da coxa direita, apresentava inchaço no local.
Na quarta-feira (8), o dólar à vista fechou em leve alta de 0,08%, a R$ 6,1106.
Proposta que tramita no Senado também pretende tornar homicídio no trânsito crime inafiançável.
Na agenda do ministro da Fazenda, também está prevista uma outra reunião com Lula para tratar da presidência do Brics.
Reunião extraordinária ocorrerá nesta quinta-feira (8/1). Bancos se queixam que limite dos juros do crédito consignado pelo INSS está baixo.
Não existem mais publicações para exibir.