Acre seria um dos estados mais afetados em caso de aumento da temperatura média do Brasil, diz estudo

Se os termômetros subirem 2ºC nas próximas décadas, eventos críticos para a saúde humana serão mais frequentes.

Um estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que o Acre seria um dos estados amazônicos mais afetados caso a temperatura média no Brasil aumente 2ºC nas próximas décadas. Se esse limite for atingido, em 2050 eventos críticos para a saúde humana e a agricultura serão mais frequentes.

A previsão é que, nesse cenário, a Amazônia poderá perder metade da cobertura florestal devido à combinação de desmatamento, seca severa e incêndios. Além disso, o ciclo de chuvas seria impactado e o fluxo dos rios, reduzido. Acreanos, amazonenses, rondonienses e roraimenses sentiriam com mais intensidade esses efeitos, segundo o relatório.

Estoques pesqueiros poderão sofrer redução de mais de 70%, com diminuição de 30% a 50% dos empregos no setor, com impactos no Produto Interno Bruto (PIB) dos quatro estados mais afetados.

Os pesquisadores alertam para a necessidade de manter o limite de 1,5ºC no aumento médio da temperatura. No entanto, nos últimos 60 anos, o aquecimento em algumas regiões brasileiras já chegou a até 3ºC na média das temperaturas máximas diárias.

Para se ter ideia, desde o início da década de 1990 até o começo da década atual, a quantidade de dias com ondas de calor no país saltou de sete para 52.

“Eventos extremos, como secas severas e ondas de calor, serão mais frequentes, com probabilidade de ocorrência de eventos climáticos sem precedentes”, diz o estudo, que propõe, ainda, medidas para frear a piora desse cenário. Entre elas estão:

– zerar o desmatamento em todos os biomas brasileiros;

– investir em programas de pagamentos por serviços ambientais para incentivar a conservação;

– migrar para uma agricultura de baixo carbono, por meio de sistemas agroflorestais e integração entre lavoura, pecuária e floresta.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo para todo o Estado. O aviso deve seguir até às 10 horas desta quinta-feira, 19. As chuvas devem ficar

Mudanças no cronograma incluem reaplicação das provas, envio de videoaulas até abril e resultado final previsto para julho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento expressivo nos casos de Covid-19. O documento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.
Não existem mais publicações para exibir.