Acre tem aumento de 38,8% nas cirurgias eletivas

Até novembro de 2024, já haviam sido realizadas 61.392 operações, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta semana revelam que o Acre tem avançado no atendimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2022 e 2023, o estado registrou um crescimento de 38,8% no número de cirurgias eletivas, passando de 38.278 para 53.166 procedimentos. Até novembro de 2024, já haviam sido realizadas 61.392 operações, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

O avanço acompanha o crescimento nacional, que bateu recorde de procedimentos cirúrgicos em 2024, mas chama atenção pela aceleração no estado, onde a demanda represada tem sido um desafio histórico.

O Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) teve um papel importante nesse crescimento. No Acre, o número de cirurgias financiadas pelo programa cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, saltando de 10.321 para 13.174 procedimentos. O PNRF prioriza cirurgias de alta demanda, como as ortopédicas, oftalmológicas e ginecológicas, reduzindo o tempo de espera para os pacientes do SUS.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde para a população em geral.
Rio Branco teve um aumento de 11,95%.
Os documentos mostram que o Acre continua acima do limite de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
As novas datas para a realização dos exames médicos e perícias já foram definidas.
A publicação no Diário Oficial traz os nomes dos candidatos que superaram a etapa de investigação social.
Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.
Sem recursos para recomeçar, a família agora pede ajuda da população para reconstruir sua moradia e recuperar bens essenciais.
Não existem mais publicações para exibir.