Neste ano letivo de 2025, as redes municipal, estadual e particular de ensino de Cruzeiro do Sul contarão com mais de 30 mil alunos e há novidades. Nesta segunda-feira, 10, mais de 17.300 estudantes da rede pública estadual de ensino iniciam o ano letivo. Na próxima segunda-feira, 17, será a vez de começar as aulas nas três escolas da Diocese, que têm 1.885 alunos. Já no dia 10 de março entram em sala de aula, 10.468 alunos da rede municipal. Na rede particular, as aulas começaram no dia 29 de janeiro.
Novidades
Há novidades nas escolas de Cruzeiro do Sul neste ano letivo. Três escolas da rede estadual são agora administras pela Diocese de Cruzeiro do Sul. A Divina Providência, 1° ao 5°ano, a Padre Damião, do 6° ao 9° ano e a São José, do 1° ao 9° ano, uma das maiores da cidade passam a ser administradas pela igreja católica.
O bispo Dom Flávio Giovenali, conta que as tratativas da mudança tiveram início em janeiro de 2024, com a Secretaria de Estado de Educação do Acre.
De acordo com ele, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, fez uma proposta à Diocese para que a instituição assumisse completamente as Escolas Diocesanas, com o auxílio econômico do Governo do Estado.
A Diocese assume todas as despesas da folha de pagamento, internet, energia elétrica e material didático. Também será responsável pelo Projeto Político-Pedagógico, pelo Regimento Interno e pelo acompanhamento educacional dos alunos.
Já a Secretaria de Estado de Educação- SEE , vai continuar a fornecer aos alunos a merenda escolar e os livros didáticos. Os professores poderão participar de cursos e treinamentos oferecidos pela SEE.
“Ao longo de 2024 a Secretaria de Estado de Educação, o Conselho Estadual de Educação e a Diocese foram construindo a parceria, cujo resultado foi: as escolas serão particulares, mas com alunos da rede públicos e, portanto, gratuitas. Seu sustento se dará com o repasse de um valor em dinheiro, de acordo com o número dos alunos, feito pelo Governo para a Diocese”, relata, destacando que o repasse acordado corresponde a 86% do valor do FUNDEB, que é o repasse federal para o Ensino Básico.
“Esta modalidade já está em funcionamento há 15 anos com a Congregação das irmãs Servas de Maria Reparadora no Instituto São José, e com a Igreja Presbiteriana, Escola João Calvino, em Rio Branco. Aqui em Cruzeiro do Sul, além da Diocese, também a Igreja Presbiteriana assinou o mesmo convênio”, pontuou o bispo.
Município
Na rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul,o ano letivo inicia dia 6 de março com 10.468 alunos. Como inovações, a prefeitura vai atender crianças a partir de um ano e meio de idade e também terá escolas de tempo integral.
As escolas de ensino Fundamental I, Rita de Cássia, no bairro o Cruzeirão e Terezinha Saavedra, no Saboeiro, vão funcionar na modalidade integral. Nas duas unidades da prefeitura os 300 alunos ficarão das 07h às 14h. As escolas estão sendo reformadas para garantir a estrutura necessária. A obra junto com a aquisição de nova mobília, tem investimento superior a R$2 milhões.
A prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu vagas para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade na creche Professora Ambrozina de Negreiros Lima Verde, no bairro Miritizal. Com 180 vagas, a direção da creche matriculou 90 crianças da comunidade e abriu as outras 90 para a comunidade em geral. A Ambrozina Negreiros será a primeira do município a receber crianças com menos de 2 anos. “Estamos reformando e ampliando escolas para o ano letivo 2025. Este ano teremos vagas em creche para crianças a partir de um ano e meio e escolas com ensino de tempo integral. Estamos contratando mais profissionais por meio do processo seletivo e vamos pagar mais de 6 por cento de reajuste para os professores pelo piso nacional da categoria”, enfatiza o prefeito Zequinha Lima.
AC24HORAS