Ícone do site Juruá 24 horas

Cerca de 4,5 mil pessoas com Síndrome Gripal buscaram atendimento no Acre só em 2025

Foto: kitsawet/Adobe Stock

Dados do 9º Boletim de Síndromes Respiratórias, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nesta semana, apontam que as unidades sentinelas do estado registraram um total de 4.500 consultas por Síndrome Gripal em 2025.

Esse número representa um aumento de pouco mais de 39% quando comparado ao mesmo período no ano passado, quando foram registradas 3.227 consultas.

Ainda de acordo com o boletim, a faixa etária mais afetada pelas doenças respiratórias sofreu uma alteração. Em 2025, pessoas de 20 a 39 anos foram as mais acometidas pelas síndromes, enquanto que em 2024 o maior registro se deu em pessoas de 20 a 29 anos.

Além disso, coletas realizadas nas primeiras 11 semanas de 2025 mostram que os vírus Rinovírus, Sars Cov-2, influenza A (H1N1) e B e adenovírus foram os que mais circularam entre os pacientes atendidos nas três unidades sentinelas do estado.

A Sesacre alertou para a adoção de medidas preventivas, como o distanciamento social, uso de máscaras, e higiene das mãos. A vacinação também foi destacada como ferramenta indispensável no combate às síndromes, em especial nos grupos de risco, que compreende a crianças menores de 9 anos, pessoas acima de 60 anos e pacientes imunosuprimidos.

Por Contilnet 

Sair da versão mobile