Ícone do site Juruá 24 horas

Chuva causa desbarrancamentos em Cruzeiro do Sul e Defesa Civil monitora áreas de risco

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, no Acre, está em alerta devido às chuvas que vêm causando desbarrancamentos na região. De acordo com Iranilson Neri, coordenador interino do órgão, equipes de vistoria e um engenheiro estão acompanhando a situação para identificar possíveis riscos e prestar assistência às famílias afetadas.

Nas últimas 24 horas, já foram realizados atendimentos relacionados a deslizamentos de terra. Caso seja necessário, moradores serão encaminhados para abrigos públicos ou para o aluguel social, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo Neri, até o momento, a situação segue sob controle, com apenas três pedidos de vistoria registrados.

Apesar das chuvas, o nível do Rio Juruá ainda não atingiu a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Esse fator tem contribuído para uma redução no número de ocorrências de desbarrancamentos, em comparação com anos anteriores. No entanto, a Defesa Civil reforça a importância de os moradores de áreas de risco ficarem atentos a sinais que possam indicar instabilidade no solo.

Entre os fatores que podem agravar os deslizamentos, estão a má drenagem da água da chuva em residências e o descarte inadequado de água que pode afetar imóveis vizinhos. A orientação é que qualquer anormalidade seja comunicada imediatamente às autoridades para que medidas preventivas sejam tomadas.

Jurua24horas

Sair da versão mobile