
A 20ª edição da Expoacre Juruá, realizada em Cruzeiro do Sul, tem sido palco para a valorização de cadeias produtivas sustentáveis que combinam saberes tradicionais e inovação tecnológica. Um dos destaques é o espaço dedicado à exposição de mel, óleos vegetais e essências naturais, organizado pelo Sebrae, promovendo geração de renda, inclusão e conservação ambiental.
Segundo Francinei Santos, analista do Sebrae, a proposta é incentivar pequenos produtores e cooperativas a ampliarem sua visibilidade. “A feira é uma vitrine. Muitas vezes, os produtos não são vendidos imediatamente aqui, mas a exposição garante prospecção comercial, encomendas futuras e geração de novos negócios. Nosso papel é oferecer capacitação e ajudar a agregar valor e sustentabilidade à produção”, explicou.
A cadeia produtiva do mel, por exemplo, vem se fortalecendo com o trabalho de apicultores como Carlos César, morador de Bujari. Ele destaca que o mel acreano é um dos mais puros do país. “Nossa produção é nativa, feita em áreas sem agrotóxicos, o que garante um produto 100% natural. Isso atrai consumidores conscientes, principalmente de Rio Branco e Bujari, onde tenho clientela fixa”, afirmou.
Além do mel, óleos essenciais e extratos naturais extraídos de forma sustentável da floresta também ganham destaque. Antônio Francisco dos Santos Puyanawa, indígena da etnia Puyanawa, há 36 anos trabalha com óleos, xaropes e remédios naturais. Ele participa da feira há dois anos e destaca a valorização crescente do conhecimento ancestral. “Os produtos vêm da floresta e do saber que carrego desde jovem. Hoje, tenho procura até da Europa. Aqui, a feira serve para divulgar, criar laços e mostrar nossa medicina tradicional”, disse.
Óleos como o de andiroba, copaíba, buriti e murumuru possuem alto valor agregado e são utilizados na indústria de cosméticos, farmacêutica e aromaterapia. Esses produtos representam uma alternativa econômica de base florestal com enorme potencial para expandir a bioeconomia regional e alcançar novos mercados.
Redação Juruá24horas