A primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul foi realizada na noite desta quarta-feira (21) na sede da Associação Comercial do município. O evento reuniu prefeitos, empresários, líderes comunitários e representantes do trade turístico da região do Vale do Juruá. A iniciativa marca o início das ações que a Prefeitura pretende desenvolver no setor ao longo de 2025.
A secretária municipal de Turismo, Jonaína Terça, destacou a importância do encontro e explicou que o momento serviu para apresentar as diretrizes da gestão e ouvir os segmentos envolvidos. “Iniciamos com uma palestra do DEL Turismo, que organiza trades turísticos em cidades com potencial no setor. Esse evento é o pontapé inicial do que a Prefeitura, sob gestão do prefeito Zequinha Lima, pretende implementar para o turismo em Cruzeiro do Sul”, afirmou.
O consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, explicou que a proposta da entidade é estruturar o setor de forma organizada e sustentável. “Trabalhamos com um modelo de governança tripartite, envolvendo sociedade civil, empresários e governo. O objetivo é criar um mapa estratégico para o turismo do município, com diretrizes para os próximos cinco a dez anos”, disse.

O presidente da associação da região do Rio Croa, Francinildo Nunes, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do turismo e do empreendedorismo na região. “Ter uma secretaria específica para o turismo é um avanço. Esse setor estava pouco estruturado, mas agora a parceria entre prefeitura e governo está fortalecendo essas iniciativas”, comentou.
Francisco Castro, representante das agências de viagem no Conselho Municipal de Turismo (Contú), enfatizou a necessidade de união do trade turístico. “O turismo cresce com organização. O Contú tem um papel essencial nesse processo, integrando os segmentos para preparar Cruzeiro do Sul para receber mais visitantes”, afirmou.
Atualmente, Cruzeiro do Sul conta com mais de 60 atrativos turísticos, incluindo balneários, o rio Croa, turismo étnico, religioso e arquitetônico. A expectativa é que, com a estruturação do setor, o turismo se torne um importante impulsionador da economia local.
jurua24horas