Logotipo branca Jurua 24horas
Pesquisar
Close this search box.

Defensoria Pública realiza 824 atendimento e inspeção na Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva em Cruzeiro do Sul

Na inspeção, os defensores públicos Gustavo Medeiros e Rogério Pacheco visitaram a marcenaria e a sala de costura e artesanato, onde os detentos trabalham com madeiras e roupas apreendidas pela

Por cinco dias, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) esteve na Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva (UPMNS) em Cruzeiro do Sul, realizando atendimento carcerário e inspeção no presídio. A ação, ocorrida entre 17 e 21 de junho, foi conduzida pela Coordenação Criminal da DPE/AC em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Durante a iniciativa, foram analisados os casos de todas as 824 pessoas encarceradas, incluindo aquelas em regime fechado, em medida de segurança ou provisórios. O coordenador Criminal da Defensoria Pública, Gustavo Medeiros, explicou que o objetivo do atendimento é avaliar a possibilidade de requerimento de benefícios, como progressão de regime, remição de pena e inserção em trabalho interno, entre outros.

A unidade penitenciária possui nove blocos, divididos em duas alas cada, exceto o bloco feminino, que atualmente comporta 14 mulheres. Todas também foram atendidas pela equipe da Defensoria Pública. Para atender a toda demanda, a Coordenação Criminal da DPE/AC trabalhou em dois turnos, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Durante os dias de atendimento, também foi realizada uma inspeção nos ambientes de trabalho dos detentos e detentas, assim como nos blocos, para coletar demandas relacionadas a atendimento de saúde, odontológico, condições estruturais do presídio e outras necessidades específicas, visando posteriores encaminhamentos.

Na inspeção, os defensores públicos Gustavo Medeiros e Rogério Pacheco visitaram a marcenaria e a sala de costura e artesanato, onde os detentos trabalham com madeiras e roupas apreendidas pela Receita Federal. As roupas customizadas pelas detentas são doadas, e os artesanatos e móveis produzidos serão expostos na ExpoJuruá em agosto, segundo a direção do presídio.

Os defensores públicos também aproveitaram a ocasião para se reunir com o chefe de segurança da UPMNS, Antônio Márcio Souza de Oliveira, com a coordenadora do bloco feminino, Daniele Fernandes, e com a pedagoga da unidade, Vanila Pinheiro.

A iniciativa foi bem recebida tanto pelos detentos e detentas quanto pelos profissionais envolvidos. “A defensoria presta esse brilhante serviço de extrema importância na garantia do direito e na garantia da assistência, e o Iapen é grato por essa parceria”, afirmou o diretor de Reintegração Social do Iapen/AC, André Vinício.

A equipe de atendimento da DPE/AC foi composta pelo coordenador Criminal da instituição, Gustavo Medeiros, pelo defensor público Rogério Pacheco, além dos assistentes jurídicos Gabriela Escurra, Luiz Felipe Gomes, Patrícia Oliveira, Neto Araújo, Isabelly Fontenele e Josiane Cavalcante.

Essa ação reforça o compromisso da Defensoria Pública e do Iapen com a promoção da justiça e a reintegração social das pessoas privadas de liberdade, assegurando seus direitos e buscando melhorias contínuas nas condições de encarceramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A equipe do Grupamento de ROTAM da Companhia de Policiamento Especializado do 6° BPM estava realizando patrulhamento na região quando se deparou com a vítima, que apresentava diversos ferimentos
A interceptação ocorreu enquanto a equipe policial realizava ações de preservação da ordem pública. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram 17 trouxinhas de cocaína e R$ 130,00 em espécie
Elton, morador de Guajará-Mirim, Rondônia, estava prestando serviços em Cruzeiro do Sul, Acre, quando caiu de uma altura de cerca de 4 metros após o choque.

O prefeito César Andrade, de Porto Walter, Acre, emitiu o Decreto nº 183/2024 em 23 de julho de 2024, declarando Estado de Emergência, nível 2, devido à drástica redução do

São 840 vagas em Rio Branco e 155 em Cruzeiro do Sul para o 2º semestre de 2024 para inglês, espanhol e líbras.
. O resultado e reunião de alinhamento com os selecionados serão realizados na sexta-feira, 26.
Evento acontece neste sábado (27) e visa sensibilizar os produtores e a população sobre a importância do selo para economia local
Além do caminhão pipa, a Prefeitura está trabalhando em projetos de melhoria dos sistemas de captação e distribuição de água, visando garantir que todos os moradores tenham acesso a esse
Não existem mais publicações para exibir.
Categorias