Ícone do site Juruá 24 horas

“Diziam que não se criava”: bebê nasce com dente em Porto Walter e desafia crença antiga

O pequeno Thomáz Noah da Silva Matos, hoje com quatro anos, é considerado um verdadeiro milagre por sua família. Nascido em 2021, durante o auge da pandemia da Covid-19, Noah chegou ao mundo enfrentando uma série de complicações no parto e com uma condição extremamente rara: nasceu com um dente.

A mãe, Tatiana Correia da Silva, conta que engravidou em 2020 e, por conta da ausência de maternidade em Porto Walter, precisou viajar para Cruzeiro do Sul para o parto. Mesmo com dilatação total, o bebê não nascia, e foi enfermeira Manelisse  amiga da família quem percebeu que a bolsa ainda não havia rompido. Quando finalmente Noah nasceu, os profissionais identificaram duas voltas do cordão umbilical em torno do pescoço, o que quase tirou sua vida.

“Ele nasceu com o rostinho roxo, sem reação, parecia uma criança que não tinha resistido. Foi um choque para todos nós”, relembra a mãe.

O caso chamou a atenção da equipe médica por outro motivo: Noah havia nascido com um dente, situação extremamente incomum e que ocorre em raríssimos casos no Brasil. Ao receber alta, no dia seguinte, Tatiana foi orientada a procurar uma odontopediatra. A profissional indicada foi a Dra. Natália Cabral, em Cruzeiro do Sul, que identificou que o dente não era permanente e que Noah também tinha a língua presa.

“Ela foi um anjo. Como estávamos há quase 20 dias fora de casa e sem muito recurso, a doutora fez tudo por um valor simbólico, cobrando apenas o material. Retirou o dente e fez o procedimento da linguinha, tudo com muito cuidado e carinho”, conta emocionada.

Tatiana lembra que, além dos desafios médicos, a família ficou muito abalada com o que chamou de “peso das crenças antigas”, que diziam que crianças que nascem com dentes “não sobrevivem”.

Hoje, no entanto, Noah está com quatro anos, cheio de saúde e energia, acompanhando com frequência a odontopediatra que o ajudou desde o início.

“Ele é nossa alegria. Um verdadeiro milagre de Deus que venceu todas as dificuldades”, afirma a mãe com gratidão.

Por Beatriz Santos, Redação Juruá24horas 

Sair da versão mobile