No interior do Acre, mais precisamente em Mâncio Lima, uma história de criatividade e superação tem encantado o Brasil. Aos 84 anos, o aposentado Valdemar Negreiro realizou um antigo sonho: construiu uma casa no formato de barco, que hoje chama a atenção de visitantes e já virou destaque nacional.
A residência, localizada na região conhecida como “Lago Verde”, é muito mais que uma casa – é um símbolo de fé, persistência e imaginação. Ao lado da esposa Lucimar Gomes, Valdemar começou a obra em 2019, em um terreno que antes era utilizado como lixão, tomado por entulhos e restos de animais.
“Pegávamos o lixo com um carrinho de mão para levar mais adiante. Ele conseguiu com a ajuda de Deus e de toda a família”, conta dona Lucimar, emocionada ao lembrar do esforço para limpar e transformar o espaço.
Com 25 metros de comprimento por 5 de largura, a casa-barco impressiona não só pelo formato, mas também pelo conforto que oferece. São dois quartos, banheiro, cozinha e até áreas de lazer posicionadas estrategicamente na proa e na popa – como em um navio de verdade. Ao todo, são dez janelas que garantem ventilação e luz natural ao ambiente.
Apesar da aparência náutica, a construção é fixa, sem motor ou possibilidade de navegação. Ainda assim, o que mais navega por ali são os olhares curiosos e admirados de quem chega ao local para ver de perto essa obra-prima construída com tanto amor.
A base da casa foi um dos maiores desafios. Segundo seu Valdemar, foram necessários diversos caminhões de barro para aterrar o espaço e garantir a firmeza da estrutura. “Foi um trabalho grande, mas valeu a pena”, conta com orgulho o idealizador da casa.
A história do seu Valdemar é um exemplo vivo de que nunca é tarde para sonhar e realizar. Sua casa-barco é hoje um verdadeiro cartão-postal de Mâncio Lima e um lembrete de que com coragem, fé e apoio da família, tudo é possível.
JURUA24HORAS