Ícone do site Juruá 24 horas

Familiares de pacientes do TFD de Tarauacá apelam ao governador por retorno mais rápido após alta em Cruzeiro do Sul

Familiares de pacientes do município de Tarauacá que estão em tratamento no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, fizeram um apelo público ao governador Gladson Cameli (PP) para que reveja os critérios de retorno no programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com uma nota divulgada nesta sexta-feira (11), os familiares relatam que, mesmo após receberem alta médica, muitos pacientes precisam esperar dias até que outro paciente seja regulado para a mesma rota, para só então serem autorizados a retornar à cidade de origem. A prática tem provocado desgaste físico e emocional, além de sobrecarregar a estrutura do hospital e casas de apoio.

“A permanência prolongada desses pacientes fora de casa é desnecessária e desumana. Estamos pedindo que o governador e os parlamentares do Acre olhem com atenção para essa realidade”, diz um trecho da nota.

O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas pelo TFD.

O Tratamento Fora de Domicílio é um serviço do SUS que visa garantir atendimento especializado em outras cidades quando o serviço necessário não está disponível no município de origem do paciente.

Sair da versão mobile