Por conta do transbordamento do Rio Envira, a Prefeitura de Feijó decretou, nesta segunda-feira, 7, situação de emergência. A medida foi tomada devido à rápida elevação dos níveis pluviométricos e à previsão de mais chuvas nos próximos dias, o que pode agravar ainda mais a situação de alagamento.
O decreto autoriza uma série de ações emergenciais, como o reforço das equipes da Defesa Civil e a convocação de voluntários para ajudar nas operações de assistência à população afetada. A Secretaria Municipal de Assistência Social será a responsável pela coordenação dessas atividades, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos.
A situação de emergência permite, ainda, que autoridades administrativas e agentes de Defesa Civil adotem medidas mais drásticas, como a entrada forçada nas residências para prestar socorro ou evacuar moradores em risco iminente. Para garantir a agilidade nas ações de resposta, o decreto também dispensa licitação para a contratação de serviços e aquisição de bens necessários à recuperação das áreas afetadas, desde que a conclusão seja feita em até 180 dias.
O decreto entra em vigor imediatamente.
A GAZETA DO ACRE