A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, está fazendo um novo chamamento à população do Vale do Juruá para retirada de carteiras de identidade que já foram emitidas, mas ainda não foram buscadas. Só na OCA de Cruzeiro do Sul, mais de 1.500 documentos seguem acumulados.
De acordo com Jonas Oliveira, coordenador do Instituto de Identificação da Polícia Civil no Vale do Juruá, o problema é recorrente, apesar das campanhas realizadas. “A identidade é o principal documento do cidadão. Sem ela, a pessoa perde o acesso a direitos e serviços. Já fizemos outros chamamentos com apoio da imprensa e isso tem funcionado. Mas o número ainda é muito alto e preocupa”, afirmou.
Os documentos ficam armazenados por até cinco anos. Após esse prazo, se não forem retirados, são descartados. Para facilitar o acesso da população, a Polícia Civil vai realizar um mutirão de entrega no dia 10 de maio, um sábado, das 7h às 11h, na OCA de Cruzeiro do Sul.
Quem não quiser esperar pelo mutirão pode procurar a OCA ou a delegacia onde realizou o atendimento para retirar o documento. É necessário apresentar o protocolo de atendimento fornecido no ato da solicitação da identidade.
“Graças ao apoio da imprensa, muita gente tem atendido aos nossos chamados. Mas reforçamos o apelo: se você tirou sua carteira de identidade e ainda não buscou, vá até a OCA ou à delegacia. Evite transtornos futuros”, finalizou Jonas.
A identidade é essencial para acesso a serviços de saúde, viagens, matrículas escolares, recebimento de benefícios sociais, entre outros. A recomendação é que os cidadãos verifiquem se estão com pendência e regularizem a situação o quanto antes.
jurua24horas