Ícone do site Juruá 24 horas

Moradores de Mâncio Lima constroem fogueira de 18 metros para encerrar festa de Santo Antônio

Os moradores do bairro Santo Antônio, em Mâncio Lima, se preparam para viver nesta sexta-feira, 13, a última noite do novenário em homenagem a Santo Antônio, conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”. Para marcar o encerramento da festa, será acesa uma fogueira de aproximadamente 18 metros de altura, construída de forma coletiva pela própria comunidade.

A tradição já acontece há 29 anos e é mantida com empenho pelos devotos. Segundo os moradores, mais de 20 homens participaram diretamente da construção da estrutura, que começou há cerca de uma semana, com a retirada e transporte da lenha até o local da festividade.

“A gente tirou a lenha e carregou tudo para o lugar onde a fogueira será acesa. É um trabalho arriscado, mas feito com muita atenção e cuidado”, contou um dos organizadores.

Outro morador emocionado destacou o sentimento de união envolvido na ação. “É muito emocionante trabalhar com todos juntos. É uma tradição que queremos manter viva e passar para as próximas gerações. Apesar do esforço, vale muito a pena”, afirmou.

Além da queima da fogueira, a noite de encerramento do novenário contará com procissão, missa e um bingo como parte das comemorações em homenagem ao padroeiro do bairro.

A devoção ao santo é marcada não apenas pela religiosidade, mas também pelo símbolo da união. “Santo Antônio é lembrado por seu cuidado com os jovens e por ajudar casais, principalmente os que não tinham condições de realizar o casamento. Por isso é conhecido como o santo casamenteiro”, explicou uma moradora.

A festa deve reunir centenas de fiéis e moradores da cidade em um momento de fé, cultura e tradição popular.

Jurua24horas

Sair da versão mobile