Juruá 24 horas

Operação ‘Protetor dos Biomas’ é lançada no Acre para proteção ambiental

Na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou o lançamento da operação Protetor dos Biomas. O evento ocorreu no Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em Rio Branco.

A operação, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acontece durante todo o ano e tem como objetivo enfrentar diversas questões ambientais nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Entre as ocorrências abordadas estão desmatamento ilegal, incêndios florestais, queimadas, processos de devastação, degradação e crimes ambientais.

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, ressalta que a pasta é responsável por acolher as políticas federais e destaca a importância das ações ambientais: “Hoje, o Batalhão Ambiental desencadeou duas operações: uma de intervenção e proteção, e outra de comando e controle para atuar contra as queimadas. Esperamos que essas ações mantenham os números positivos alcançados no ano passado, quando houve uma redução significativa em nível nacional”.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) coordena as ações da operação. A integração entre o Sistema de Meio Ambiente e a Segurança Pública, envolvendo entes federais, municipais e estaduais, tem sido fundamental. A abordagem é tanto preventiva quanto repressiva, visando combater todo tipo de crime ambiental.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente Kleisson Albuquerque, destaca que a operação é uma ação integrada entre as forças para otimizar recursos e atividades. “Atuamos na esfera criminal, em parceria com a Polícia Militar e o Gefron (Grupo Especial em Fronteira)”.

Além disso, a operação conta com a participação dos institutos de Meio Ambiente do Acre (Imac), do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os esforços conjuntos no ano passado resultaram em uma redução de 74% nos alertas de desmatamento e 45% nos focos de queimadas. A operação Protetor dos Biomas visa manter e ampliar esses resultados em prol da preservação ambiental.

JURUA24HORAS

Sair da versão mobile