“Ramalho” como é conhecido no mundo do crime é natural de Cruzeiro do Sul e estava foragido da justiça há mais de cinco anos e foi preso na última segunda-feira.
A Polícia Federal deflagrou a Operação “XEQUE-MATE”, em Santarém/PA, visando a cumprir mandado de busca e prisão contra um dos principais líderes do Comando Vermelho, cujo nome constava em Difusão Vermelha.
O cumprimento foi realizado pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul/AC, conjuntamente com Policiais Federais lotados em na Delegacia de Polícia Federal de Santarém/PA, tendo resultado no cumprimento de 2 (dois) mandados de busca e apreensão e 1 (um) mandado de prisão.
Durante a ação policial ao ser abordado o criminoso apresentou documento falso aos policiais federais.
Diante dos fatos, o líder do Comando Vermelho foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Santarém/PA, para lavratura de auto de prisão em flagrante pelo tipo penal previsto no artigo 304 do Código Penal.
A Operação Xeque-Mate foi assim nominada, considerando que buscava a prender um dos líderes do Comando Vermelho que se autointitulava “Rei da Fronteira” ou “Rei do Juruá”, o qual se encontrava foragido desde 18/07/2018, quando fugiu do presídio de Rio Branco/AC passando-se por visitante.
A investigação também teve como intuito colher elementos capazes de enfraquecer a referida organização criminosa. A ação é resultado de uma minuciosa investigação da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul/AC.
As investigações continuam na tentativa de apurar elementos visando desarticular a referida Organização Criminosa.