Tribunal de Justiça do Acre anuncia instalação de pontos de inclusão digital em aldeias indígenas na região do Juruá

O anúncio foi feito em meio a uma série de atividades com magistradas e magistrados em formação de mestrado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD), e com juízas e juízes

Em uma visita recente às aldeias indígenas Puyanawa, em Mâncio Lima, e Kamanawa, em Cruzeiro do Sul, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, anunciou a instalação de dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PidJus), um para cada comunidade.

A desembargadora fez o anúncio durante uma agenda que cumpria na região do Juruá, nos dias 23 e 24 de abril. O anúncio foi feito em meio a uma série de atividades com magistradas e magistrados em formação de mestrado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD), e com juízas e juízes de Direito substitutos que participavam de uma aula prática sobre direitos indígenas.

Os PidJus serão locais onde as comunidades indígenas Puyanawa e Kamanawa terão acesso a serviços e informações jurídicas por meio da tecnologia. Eles permitirão que os membros das comunidades possam realizar consultas processuais e outros serviços do Poder Judiciário, além de serviços do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Os indígenas receberam bem a novidade, compartilhando o quanto a visita da equipe do Poder Judiciário ajudou a compreender a realidade e os direitos deles. “O povo Kamanawa é a maior aldeia que nós temos. Ajudará muito termos esse serviço aqui”, disse Levir, presidente da Associação Geral do Povo Kone Kui.

O cacique Joel Ferreira expressou sua satisfação em receber a equipe do Poder Judiciário na Aldeia Puyanawa e de ter a aldeia beneficiada com o serviço do PidJus. No Acre, já foram instalados seis PidJus.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

O mais recente programa eleitoral de Zequinha Lima , deu especial destaque ao papel das mulheres em sua campanha, a começar pela primeira-dama Lurdinha Lima e pela vice em sua

Não existem mais publicações para exibir.