Ícone do site Juruá 24 horas

Vacinação contra H1N1 é prorrogada e segue disponível até agosto nas unidades de saúde de Cruzeiro do Sul

A Secretaria de Saúde anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, que inicialmente estava prevista para ser encerrada no dia 31 de janeiro. De acordo com o secretário Marcelo Siqueira, a decisão foi tomada após solicitação ao Ministério da Saúde e ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) estadual, considerando que os lotes da vacina ainda estão dentro do prazo de validade.

“Os lotes vacinais seguem ativos até agosto deste ano, e a vacinação foi estendida por meio de uma nota técnica. Portanto, a população a partir dos seis meses de idade pode procurar as unidades de saúde para se imunizar contra a influenza”, afirmou Siqueira.

O secretário reforçou a importância da vacinação diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias e da possibilidade de um inverno mais rigoroso neste ano. Além disso, destacou que a imunização é fundamental para evitar complicações, especialmente em um momento em que o país enfrenta uma emergência de saúde pública com o aumento de casos de dengue.

“Uma pessoa que contrai dengue e, ao mesmo tempo, tem um episódio de gripe ou H1N1 pode ter um quadro agravado. Por isso, é essencial se proteger. Também reforçamos a importância da vacina contra a Covid-19 e da vacina contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos”, alertou.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 7h às 17h e nos centros de saúde das 7h às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que a população aproveite esse período para garantir a imunização e reforçar a proteção contra os vírus circulantes.

Jurua24horas

Sair da versão mobile