Um vídeo obtido pela redação do site Juruá24Horas neste domingo, 13, revela a situação preocupante do rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, no Alto Juruá. As imagens mostram um trator atravessando o leito do manancial, devido ao baixo nível da água, um cenário que alerta para o agravamento da estiagem na região.
Cortada pelos rios Amônia e Juruá, Marechal Thaumaturgo enfrenta, nos últimos anos, dificuldades de acesso e abastecimento durante o verão amazônico. O problema se repete em 2025: com o avanço da seca nas últimas semanas, a navegação já começa a ser comprometida.
Durante o período de estiagem, viagens de embarcação chegam a dobrar de tempo e custo, tornando ainda mais difícil o transporte de pessoas, mantimentos e produtos básicos. A cidade, que depende quase exclusivamente do acesso fluvial, pode ficar isolada caso a situação se agrave ainda mais.
Há cerca de dois anos, um episódio de seca severa no mesmo rio provocou a mortandade de peixes, devido ao aquecimento da água. Moradores temem que o cenário se repita e que o isolamento volte a comprometer o abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis.
Além de Marechal Thaumaturgo, o município de Porto Walter, também localizado no Alto Juruá, enfrenta dificuldades semelhantes, com rios apresentando níveis críticos de vazão.
Jurua24horas