Aluno Acreano do Ifac Destaca-se Internacionalmente com Pesquisa sobre Educação Matemática e História dos Seringais

O trabalho, orientado pelo professor Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, foi apresentado no XXII Seminário Temático Internacional em São Luís (MA), em maio deste

João Felipe de Almeida Correia, ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac), conquistou um marco significativo para a educação matemática do estado. Ele foi o único acreano indicado para publicar sua pesquisa científica na revista Acervo (Qualis A3), vinculada ao grupo de pesquisa “História da Educação Matemática”.

A pesquisa de João Felipe, que atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (MPECIM/Ufac), explora a metodologia de ensino sobre números inteiros, aplicada a estudantes da Escola Estadual Serafim da Silva Salgado. A abordagem utilizada envolveu a história dos seringueiros e o sistema de dívidas nos barracões dos seringais acreanos.

O trabalho, orientado pelo professor Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, foi apresentado no XXII Seminário Temático Internacional em São Luís (MA), em maio deste ano. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, teve como tema central a produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e formação de professores no século XXI.

João Felipe enfatiza a importância do seminário para sua trajetória acadêmica e profissional: “Foi a primeira vez que participei do evento e percebi o quanto é gratificante produzir discussões atuais e difundir conhecimentos profissionais. Isso contribuiu significativamente para minha carreira.”

Intitulado “O barracão: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado Acre”, o estudo de João Felipe aborda a interdisciplinaridade entre matemática e história, destacando a simulação de anotação de dívidas dos seringueiros e a aplicação prática de cálculos matemáticos com números inteiros.

O professor Paulo José dos Santos Pereira, além de orientar João Felipe e outros estudantes, também coordenou uma sala de comunicações científicas no evento e viu com orgulho todos os seis trabalhos sob sua orientação serem publicados nos anais do GHEMAT Brasil, com um deles indicado para a revista Acervo.

Outro destaque do Ifac no seminário foi o estudante Eduardo Rodrigo Pessoa Silva, também do curso de Licenciatura em Matemática, que apresentou resultados do projeto de extensão “II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre”, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (FORPROCIM).

As conquistas de João Felipe e Eduardo são reflexos da dedicação e do incentivo ao ensino e à pesquisa científica no Acre, colocando o estado em destaque na comunidade acadêmica nacional e internacional.

Redação com informações de Instituto Federal do Acre e GHEMAT Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teve a honra de receber a visita do sensei Eduardo Martins, fundador e professor do

O mandato de Dr. Rafael Dene e Dra. Jamily Fontes terá início em janeiro de 2025, com a posse dos novos dirigentes, marcando o início de uma nova etapa para

Na noite desta sexta-feira, 22, um acidente grave envolvendo duas motocicletas deixou quatro pessoas feridas na estrada do município de Guajará, localizado no estado do Amazonas. O incidente aconteceu nas

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município.
Flaviano foi um exemplo de condução política, sempre pautada por princípios e pela busca do melhor para a população. Ele deixa um legado que será lembrado por gerações
Ao todo, 14 reeducandos foram capacitados para atuar na fabricação dos calçados, que terão custo de produção de R$ 15,84 e serão comercializados por R$ 20.
Uma história de superação que emocionou a todos em Cruzeiro do Sul
Não existem mais publicações para exibir.