João Felipe de Almeida Correia, ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac), conquistou um marco significativo para a educação matemática do estado. Ele foi o único acreano indicado para publicar sua pesquisa científica na revista Acervo (Qualis A3), vinculada ao grupo de pesquisa “História da Educação Matemática”.
A pesquisa de João Felipe, que atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (MPECIM/Ufac), explora a metodologia de ensino sobre números inteiros, aplicada a estudantes da Escola Estadual Serafim da Silva Salgado. A abordagem utilizada envolveu a história dos seringueiros e o sistema de dívidas nos barracões dos seringais acreanos.
O trabalho, orientado pelo professor Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, foi apresentado no XXII Seminário Temático Internacional em São Luís (MA), em maio deste ano. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, teve como tema central a produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e formação de professores no século XXI.
João Felipe enfatiza a importância do seminário para sua trajetória acadêmica e profissional: “Foi a primeira vez que participei do evento e percebi o quanto é gratificante produzir discussões atuais e difundir conhecimentos profissionais. Isso contribuiu significativamente para minha carreira.”
Intitulado “O barracão: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado Acre”, o estudo de João Felipe aborda a interdisciplinaridade entre matemática e história, destacando a simulação de anotação de dívidas dos seringueiros e a aplicação prática de cálculos matemáticos com números inteiros.
O professor Paulo José dos Santos Pereira, além de orientar João Felipe e outros estudantes, também coordenou uma sala de comunicações científicas no evento e viu com orgulho todos os seis trabalhos sob sua orientação serem publicados nos anais do GHEMAT Brasil, com um deles indicado para a revista Acervo.
Outro destaque do Ifac no seminário foi o estudante Eduardo Rodrigo Pessoa Silva, também do curso de Licenciatura em Matemática, que apresentou resultados do projeto de extensão “II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre”, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (FORPROCIM).
As conquistas de João Felipe e Eduardo são reflexos da dedicação e do incentivo ao ensino e à pesquisa científica no Acre, colocando o estado em destaque na comunidade acadêmica nacional e internacional.
Redação com informações de Instituto Federal do Acre e GHEMAT Brasil.