Na manhã desta quinta-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma tomografia na cabeça. De acordo com o médico Roberto Kalil, o exame mostrou que o presidente está bem, com a cognição “perfeita” e, portanto, liberado para viajar. O exame fazia parte de um protocolo pós-operatório, e a única orientação contrária é para não realizar exercícios físicos.
O médico afirmou ainda que “o hematoma [na cabeça] não existe mais” e foi feito apenas “um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte”.
Com a alta médica, Lula voltará a Brasília, onde retomará a sua agenda de trabalho. No entanto, não poderá realizar viagens internacionais temporariamente. “O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra. Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, explicou o médico Roberto Kalil.
A única orientação na recuperação agora é não fazer exercícios físicos. “Mas, obviamente ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita, pode trabalhar. Basicamente, [a restrição] é exercício físico”, disse Kalil.
Segundo a médica Ana Germoglio, o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília, e após 10 dias, o presidente fará os exames novamente, mantendo o acompanhamento médico.
Redação Juruá24horas