Após três tentativas de fuga, Gpoe assume segurança de bloco onde estão líderes de facção em Cruzeiro do Sul

A medida foi tomada após a descoberta de três tentativas de fuga nos últimos dias.

O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) assumiu nesta segunda-feira (15) a segurança do Bloco 7 do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, onde estão presos os líderes da facção criminosa Comando Vermelho. A medida foi tomada após a descoberta de três tentativas de fuga nos últimos dias.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o Gpoe foi acionado para ficar à frente do comando do bloco por tempo indeterminado, de forma preventiva. O objetivo é verificar a estrutura, as ações e os procedimentos no local, onde ficam os detentos considerados de alta periculosidade.

Em menos de 30 dias a polícia penal conseguiu frustrar ao menos 3 tentaivas de fuga. Nesse período foram encontrados buracos em três celas do Bloco 7, que abriga presos faccionados. Eles planejavam fugir do presídio, mas foram impedidos pela ação dos agentes penitenciários.

O Gpoe é uma força especializada que atua em situações de crise nas unidades prisionais do estado. Entre as suas funções estão a revista geral, a escolta de presos de alto risco, a intervenção tática em casos de conflitos, rebeliões e motins. O grupo foi criado em 2017 como um reforço na segurança pública do Acre.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na tarde deste domingo, 15 de setembro, um grave acidente ocorreu na rodovia AC-405, nas proximidades do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Segundo informações preliminares, o motociclista trafegava na contramão

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.
Já para a semana que se inicia, a tendência é de chuvas frequentes na região. A probabilidade de precipitação permanece alta, com chances variando entre 60% e 80% até a
Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Não existem mais publicações para exibir.