Durante três dias Rio Branco vai ser palco de muito Hip Hop, mutirões de grafite, batalhas de MC’s, de slam e muita arte urbana. É que a capital do Acre recebe o Encontro Internacional de Graffiti, que vai reunir cerca de 50 artistas de cinco países entre esta sexta-feira (17) e domingo (19).
O ‘Acre Graffiti: Cores do Futuro – Sem Recuar, Sem Cair, Sem Temer’, tema do evento este ano, vai ter ainda workshops, bazar de arte, cinema, rodas de conversas e muitas atrações musicais.
A abertura oficial do encontro ocorre nesta sexta (17) na Usina de Arte com credenciamento e entrega dos kits para os artistas que vão participar.
O evento é organizado pela equipe TRZ Crew Graffiti e Arte, que existe no estado há 19 anos, e Graffiti Acreano. Os grupos já realizaram diversos festivais nacionais e internacionais de arte urbana no estado. A programação também faz parte da Semana Hip-Hop, instituída em setembro do ano passado pelo estado.
O coordenador do projeto, José Alberto, mais conhecido como JR TRZ, disse que a expectativa era de que 70 artistas participassem, mas foram confirmados 50 até esta quinta (16). Além do Brasil, o encontro terá a presença de artistas da Argentina, Peru, Bolívia e Venezuela.
“Já estamos fazendo [pintando] há dois dias algumas paredes na cidade. A abertura oficial será na Usina de Arte, às 9h, com entrega de kit, pintura ao vivo, vivência com os txais dos Huni kuin. Vai ser um dia bem legal”, destacou.
No sábado (18), vai ocorrer o Mutirão Graffiti e os artistas vão pintar o muro da Escola Glória Perez. Ainda vai ter batalha de MC’s e slam, bazar de arte à tarde e no período da noite terá a TRZ Fest a partir das 22h.
O evento tem apoio ainda da Central Única das Favelas no Acre (Cufa) que fará arrecadação de alimentos para ajudar comunidades carentes de Rio Branco posteriormente.
“No domingo [19] vamos estar embaixo da quarta ponte, onde vamos fazer uma verdadeira transformação naquele espaço com cinema, batalha de MC’s a final, slam, atendimento médico para os moradores. A Cufa Acre, no qual sou coordenador estadual, traz todo esse movimento social para a comunidade”, complementou.
JR TRZ explicou ainda que toda programação é gratuita e não haverá competição entre os participantes. É um verdadeiro encontro, troca de experiências, tudo gratuito, vamos oferecer workshops também com alguns artistas que estão vindo. Não é uma competição entre nós, é uma troca de experiência, todo mundo querendo sua arte na nossa cidade”, concluiu.