O Navio-Hospital da Marinha, ancorado em Cruzeiro do Sul, está oferecendo atendimento médico e de saúde à população. Entre os serviços priorizados, estão os atendimentos pediátricos e vacinação.
Segundo o comandante da tripulação, capitão de corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira, a prioridade é o atendimento às crianças e aumento da taxa de vacinação, que será executada em parceria com a secretaria Estadual de Saúde – Sesacre e as secretarias municipais. Este é o segundo ano que há uma pediatra na equipe de saúde com 27 profissionais.
“Ano passado também tinha pediatra na equipe. Percebeu-se a importância do atendimento às crianças e, por isso, temos um pediatra na equipe. A prioridade é pediátrica e a vacinação”, afirmou o comandante.
No dia 20 de fevereiro a embarcação sai de Cruzeiro do Sul, subindo o Rio Juruá, onde passarão por Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo. Nestes locais, as equipes atendem não só os moradores das margens do Rio. Para chegar em outras comunidades, a Sesacre e as secretarias municipais disponibilizam meios de transporte e os insumos necessários.
“Os municípios têm esse mapeamento e a gente disponibiliza a equipe e vão pelo meio terrestre com a disponibilização de vans, micro-ônibus e nossa equipe vai e atende essas comunidades isoladas que não estão à margem do Rio Juruá”, explica o comadante.
Entre os 27 profissionais da área de saúde da embarcação há médicos clínicos gerais e pediatra, dentistas, radiologista, odontopediatra, buco-maxila facial, Cirurgiões dentistas e farmacêuticos. Esta é a 23° viagem do Navio Hospital ao Vale do Juruá.
Redação Juruá24HORAS