Juruá 24 horas

Aumento de 71% no número de mortes por afogamento preocupa Corpo de Bombeiros no Vale do Juruá

O comandante do Corpo de Bombeiros do quarto batalhão, capitão Josadac Cavalcante, apresentou o relatório das ações da corporação em 2023, que atende os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, e também alguns municípios do Amazonas. O balanço apontou um aumento significativo nos casos de incêndio em vegetação e de mortes por afogamento na região.

Segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros atendeu, em média, mais de 3 mil ocorrências durante o ano, sendo 2.832 em 2022 e 3.124 em 2023, um aumento de 10,3%. Ele atribuiu esse crescimento ao acréscimo do efetivo, que recebeu soldados recém-formados em Rio Branco, e ao reforço no período de estiagem, providenciado pelo comando-geral e pelo governo do Estado.

No entanto, o que mais chamou a atenção foi o número de vítimas fatais por afogamento, que saltou de sete em 2022 para 12 em 2023, um aumento de 71,4%. O comandante alertou para a necessidade de prevenção e cuidado com os acidentes relacionados à água, que são frequentes na região. “A orientação fica aqui para quem utiliza de embarcação, quem utiliza do rio como hidrovias, porque a maior parte desses acidentes com vítimas fatais no rio está relacionado ao uso de bebida alcoólica, ou quando toda a embarcação está alcoolizada, ou alguém da tripulação estar alcoolizado e durante o deslocamento ele acaba que cai na água e por não estar usando o colete de salva-vidas, ele acaba se afogando e perdendo a vida ali nas águas”, explicou.

O comandante também informou que o Corpo de Bombeiros realizou diversas operações de busca e resgate de pessoas e pertences no fundo dos rios, que somaram mais de um milhão de reais em bens recuperados em 2022 e 165 mil reais em 2023, incluindo veículos, motores de popa e até máquina de escavadeira. Além disso, ele destacou que a captura e resgate de animais foi a segunda natureza de ocorrência que mais atendeu na região, com 360 casos em 2022, contra 432 em 2023, principalmente no período de inverno, quando as chuvas aumentam.

O comandante ressaltou o trabalho do Corpo de Bombeiros no Vale do Juruá, que busca atender as demandas da população e preservar a vida e o meio ambiente.

jurua24horas

Sair da versão mobile