O peixe de rio que chega a Cruzeiro do Sul, em sua maioria, é capturado no baixo rio Juruá, no estado do Amazonas. São vários dias de viagens até as chamadas pesqueiras. Com a intenção de abastecer a cidade no período da Semana Santa aos menos dois barcos estavam para região realizado a captura, mas um deles, ao tentar retornar para Cruzeiro do Sul acabou alagando.
O acidente aconteceu na semana passada quando a embarcação subia o rio Juruá rumo a Cruzeiro do Sul, no trecho entre as cidades de Ipixuna e Eirunepé, no Amazonas. O barco estava com um carga de aproximadamente 7 toneladas de peixes.
“A balsinha acabou afundado, porém a agua não entrou nas caixas onde estavam os peixes. Então, eles perderam o pescado. Conseguiram arrastar a embarcação, mas só que não tinha como subir até Cruzeiro do Sul, o jeito foi retornar à Eirunepé, e o peixe será agora levado para Manaus”, explicou presidente da Associação de Vendedores do Mercado do Peixe em Cruzeiro do Sul.
Francisco Valdeci, contou ainda que ao menos um barco deverá chegar com peixe da rio na próxima semana. “A expectativa é de que as vendas sejam boas, porém, menor que o ano passado. Tivemos o imprevisto com o barco que afundou, o rio que não encheu e o seguro defeso que encerrou no dia 15 e não deu mais tempo para a gente pescar, mas temos uma barco com oito toneladas de mapará que vai chegar nos próximos dias”, explica ele.