Ícone do site Juruá 24 horas

Biólogo fotografa ave rara pela primeira vez no Parque Chandless

O biólogo Ricardo Plácido, especialista em aves da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou um feito histórico no último dia 9 de janeiro. No Parque Estadual Chandless, unidade de conservação localizada entre Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, Plácido fotografou pela primeira vez na história o tovacuçu-xodó (Grallaria eludens), uma das espécies de aves menos conhecidas do mundo.

O registro inédito foi resultado de sete anos de tentativas e marcou a inclusão das imagens no Wiki Aves, uma enciclopédia dedicada às aves brasileiras. Segundo Plácido, a captura das fotos exigiu paciência, equipamento especializado e a colaboração dos ribeirinhos Pedro Vasquez e Cristiano Valente, que compartilharam seus conhecimentos sobre o habitat da ave.

Descrito pela ciência em 1969, no Peru, o tovacuçu-xodó é conhecido como o “fantasma amazônico” devido à sua raridade e mistério. Até o momento, as únicas evidências documentadas da espécie no Brasil vinham de gravações feitas em Manoel Urbano, em 2015, sem registro visual.

Com 695 mil hectares, o Parque Estadual Chandless é uma das maiores unidades de conservação do Acre, abrigando mais de 1.300 espécies de fauna e flora, muitas delas raras ou exclusivas da região. O espaço é gerido pela Sema, com apoio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Com informações da Agência de Notícias do Acre, Ac24horas 

Sair da versão mobile