Nesta quinta-feira (14), a cidade de Cruzeiro do Sul realiza a campanha de conscientização, “Diabetes e Bem-Estar”, sobre o Dia Mundial do Diabetes, realizando atividades de conscientização e prevenção. Até o dia 22 de novembro, as unidades básicas de saúde realizarão exames de glicemia, durante a semana, de segunda a quinta-feira, a programação inclui atividades físicas para pessoas com diabetes, hipertensão e outras condições crônicas, além de tratamentos com psicólogos,
A coordenadora do evento, Cláudia Santiago, responsável pelo programa de diabetes no município, explica que o tema, “Diabetes e Bem-Estar,” enfatiza a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar mental e emocional dos pacientes. Ela alerta para as complicações que a doença pode causar e outros órgãos, como coração, rins, artérias e nervos, ocasionando problemas graves de saúde e até a morte. “A diabetes é uma questão de saúde pública em todo o mundo.”
Buscando ajudar a população a lidar com o impacto da diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma campanha que visa identificar novos casos e oferecer apoio contínuo aos que já convivem com a condição. Até o dia 22 de novembro, as unidades básicas de saúde do município estarão realizando o teste de glicemia capilar durante o atendimento inicial dos pacientes.
Esse exame, apesar de simples, é essencial, pois mede os níveis de açúcar no sangue e permite que alterações sejam detectadas com antecedência. Caso alguma alteração seja detectada, o paciente é orientado a procurar um médico e realizar exames mais detalhados, evitando o agravamento de possíveis complicações.
Além dos exames, a programação inclui atividades físicas para pessoas com diabetes, hipertensão e outras condições crônicas. As atividades ocorrem de segunda a quinta-feira e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes, ajudando no controle da doença e na prevenção de complicações.Educadores físicos do EMUTI – Equipe Multidisciplinar de Tratamento e Intervenção – atuam no Complexo de Saúde de Cruzeiro do Sul, incentivando idosos, hipertensos e diabéticos a praticarem exercícios regularmente.
Uma equipe de psicólogos e outros profissionais da saúde também compõem a equipe multidisciplinar, oferecendo suporte emocional essencial aos pacientes. Cláudia conta que as campanhas de conscientização têm gerado um impacto positivo ao levar as pessoas a buscar atendimento precoce, o que pode reduzir significativamente os riscos e as complicações associadas à diabetes.
Assim, a campanha no Dia Mundial do Diabetes em Cruzeiro do Sul reforça o compromisso do município em cuidar de seus cidadãos, incentivando práticas de vida saudáveis e oferecendo suporte para aqueles que enfrentam o desafio de conviver com o diabetes.
Redação Jurua24horas