Candidatos devem fazer prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral até esta sexta-feira (13)

Prazo iniciou nessa segunda-feira (9) deve incluir todas as movimentações financeiras do começo da campanha até o dia 8 de setembro. Concorrentes que não registrarem a documentação pedida serão julgados

Começou na segunda-feira (9) o prazo para a prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral, que segue até esta sexta-feira (13). Os candidatos devem incluir todas as movimentações financeiras desde o início da campanha até o último domingo (8). A exigência também se aplica aos partidos políticos.

A prestação de contas é feita por meio de registro de documentação no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não seja feita a prestação de contas, o candidato responderá por infração grave, que será julgada na prestação de contas final.

“A prestação de contas, além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais. Ao prestar contas de forma clara e precisa, contribui-se para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”, destacou o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Acre tem mais de 612 mil eleitores aptos a votar nas Eleições 2024

As contas registradas serão disponibilizadas  publicamente  no sistema DivulgaCandContas. Por meio do sistema, o público pode acessar as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.

É possível verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e origem dos recursos utilizados na campanha.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recurso federal será destinado à recuperação da Estação de Tratamento de Água da capital, visando melhorar a infraestrutura de saneamento básico na cidade.
Taynara Martins, fez um balanço das ações realizadas em 2024, destacando avanços na educação no trânsito, campanhas de conscientização e programas sociais como o CNH Social.
A redação do Juruá24Horas entrevistou o Dr. Rubicleis G. Silva, Professor Titular de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Durante o “Dia D”, nove celulares foram restituídos a vítimas de crimes locais, enquanto outros 11 aparelhos foram recuperados por meio da operação estadual.
A Coronel Marta Renata destacou a relevância da data, não só como uma conquista institucional, mas também como uma vitória simbólica para a representatividade feminina na segurança pública.
Conjunto de empreendimentos vai proporcionar investimentos superiores a R$3,5 bilhões; porto de Itaguaí foi leiloado para a empresa Ágora, com oferta única de R$1 milhão
Nesses casos, existem multas por infração à legislação, cuja alíquota inicial é de 75%.
Apenas em Rio Branco serão 129 dispositivos devolvidos ao longo dos próximos dias, em uma ação que conta com a parceria do governo federal.
Não existem mais publicações para exibir.