Ícone do site Juruá 24 horas

Capoeirista de Rodrigues Alves vence campeonato mundial de capoeira na Europa 

No último sábado, 23 de novembro, o capoeirista Alisson Felipe Ambrósio da Silva, conhecido como “Instrutor Rato”, venceu o campeonato mundial de capoeira, o “Capoeira Warriors Challenge (CWC)”, que significa “Desafios de Guerreiros Capoeiristas.” O evento foi sediado na cidade de Brno, na República Tcheca, na Europa. O Instrutor tem vasta experiência nesse tipo de competição, tendo viajado para diversos países, como Peru, Cazaquistão, China e República Tcheca, etc.

Rato é natural de Rodrigues Alves, município do Juruá, nasceu em uma família humilde e sempre treinou capoeira nos projetos sociais realizados pelo Grupo Axé Capoeira, na região da Baixada. Esses projetos são referência para o Brasil e para o mundo. Em 2013 ele saiu de sua terra natal para treinar na capital Rio Branco. Lá, ele treinou com o Mestrando Malvado, na região da Baixada da Sobral. 

Em 2015, Alisson deixou o Acre para participar da primeira competição de nível mundial da sua vida, conquistando o primeiro lugar da categoria. Com essa vitória, ele recebeu a oportunidade de morar por dois anos na cidade de Macau, na China.

Ao voltar para o Brasil, ele passou a morar em Recife (PE), onde treinou na sede oficial do Grupo Axé Capoeira no Brasil, sob orientação direta do Presidente Mundial do grupo, Mestre Barrão.

Na competição, que está na sua segunda edição, Rato foi desafiado pelo então detentor do título, o Graduado Sardinha, que também é brasileiro, mas atualmente reside na China. O duelo foi acirrado, o Instrutor venceu com 47 pontos contra 40 de Sardinha. Os competidores jogaram três vezes, nos ritmos de São Bento Pequeno, São Bento Grande da Regional e Salo. Com a vitória, o Instrutor Rato se consagrou novamente como campeão mundial de capoeira.

O Acre é uma referência mundial em capoeira. Os capoeiristas do estado sempre se destacaram no desenvolvimento das técnicas e na organização de eventos, servindo como modelo para o Brasil. No estado, o Grupo Axé Capoeira se sobressai entre os grupos locais pela alta qualidade técnica aplicada aos alunos e pela formação de diversos campeões ao redor do mundo. A equipe acreana já se prepara para os Jogos Mundiais de Capoeira, que acontecerão em 2025, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Redação Juruá24horas 

Sair da versão mobile