Neste domingo, 3.873 estudantes em Cruzeiro do Sul participam do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024, distribuídos em 16 escolas da cidade. Entre os participantes, está um casal que compartilha um objetivo especial: não apenas avançar nos estudos, mas também inspirar os filhos a seguirem uma trajetória educacional.
Cristiano Siqueira de Lima, de 38 anos, e Elzinete Silva de Mello, de 37, decidiram prestar o exame juntos, na mesma escola. Cristiano, que trabalha como pedreiro, conta que sempre quis fazer o ENEM, mas devido ao trabalho e às responsabilidades com a família, adiou esse sonho. “A gente já teve um pouco de estabilidade e vamos tentar agora, para também incentivar nossos filhos que estão chegando aí,” afirmou ele. Com filhos no ensino médio e uma filha também realizando o ENEM no mesmo dia, o casal espera que o exemplo motive a família a perseguir uma vida melhor por meio da educação.
Para Elzinete, dona de casa, essa é uma oportunidade de realizar um desejo antigo e de servir de inspiração. “Ano passado, fiquei em letras portuguesas, mas não pude cursar. Agora estou tentando de novo para fazer uma outra graduação,” compartilhou ela. Segundo Elzinete, ao ver o esforço dos pais, os filhos ficam mais incentivados a dar continuidade aos estudos e a sonhar com o ensino superior.
O casal acredita que, além de dizer aos filhos que estudem, é importante mostrar na prática que nunca é tarde para se dedicar aos estudos. Cristiano e Elzinete consideram que essa atitude é uma maneira de reforçar a importância da educação como caminho para melhores oportunidades.
Jurua24horas