Governo do AC retoma secretaria de habitação: ‘Foco é captar recursos’

Captar recursos para tirar projetos do papel. Esse é o foco da nova Secretaria de Habitação e Urbanismo do governo estadual do Acre, pasta criada no segundo mandato de Gladson

Captar recursos para tirar projetos do papel. Esse é o foco da nova Secretaria de Habitação e Urbanismo do governo estadual do Acre, pasta criada no segundo mandato de Gladson Cameli, reeleito em 2022.

O gestor da pasta é Egleuson Santiago, que já ocupou outras posições na administração de Cameli, sendo a última na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional. Ele afirma que pretende atuar para executar programas federais em benefício do estado acreano.

A equipe que assumiu a pasta este mês está fazendo estudos e monitoramentos para identificar as possíveis prioridades. Santiago afirma que já foi feito um levantamento em relação ao déficit habitacional no Acre, que detectou situação preocupante principalmente na capital Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

“Hoje nós temos déficit de 24 mil unidades em todo o estado, onde a maior parte é na capital, onde o déficit é de 11 mil, seguido por Cruzeiro do Sul, com 2,4 mil. Estamos aguardando o que o Governo Federal tem, para em seguida ir em busca de recursos para tirar os projetos do papel”, diz.

O secretário ressalta que por meio da execução de obras e programas de habitação seja possível movimentar a construção civil, que considera um pilar da economia. “A gente conseguindo trazer recursos, pode ter certeza que vai aquecer bastante a economia. Desde transporte, comércio, escritórios, tudo em volta da construção civil. Vai alavancar bastante”, destaca.

No dia 14 de janeiro de 2019, quando iniciava o seu primeiro mandato, Gladson Cameli alterou os nomes de algumas secretarias e extinguiu outras. Entre as extintas, estavam a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab).

De acordo com o gestor, deve ser criado um banco de dados para embasar a execução de obras e programas, permitindo chegar à população necessitada de moradia. O projeto ainda está em fase de elaboração. “A gente vai trabalhar em cima desses números, buscar políticas para que a gente possa diminuir esse número”, finaliza.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo informações, a vítima estava sozinha no momento do incidente.
Entre janeiro e outubro de 2024, Cruzeiro do Sul registrou 490 casos de dengue, o que representa uma redução de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A ação, que conta com a participação de agentes federais e estaduais, integra uma estratégia nacional de combate às organizações criminosas que atuam dentro dos presídios.
HB20 apresenta uma série de características que o transformam como um dos principais modelos da categoria

A partir desta quinta-feira (21), durante três dias, o Ônibus Lilás, unidade móvel da pasta que oferece serviços essenciais para atender e amparar mulheres que enfrentam situações de violência doméstica,

Em 108 anos da atuação da Polícia Militar do Acre (PMAC), pela primeira vez na história, uma mulher ocupará o cargo de comandante-geral da instituição. A coronel Marta Renata, de

A criadora de conteúdo acreana Juliana Vellegas, que publicou vídeo em uma rede social alfinetando o médico Marcos Santana (seu ex-companheiro) por, supostamente, tentar colocá-la como detentora de “muito dinheiro”

Nesta terça-feira (19), A Polícia Militar do Acre, por meio do 7º BPM, foi acionada após quatro criminosos encapuzados cometerem uma série de crimes na cidade do Jordão, entre eles,

Não existem mais publicações para exibir.