Em um movimento que marca a transição entre a gestão pública e a busca por cargos eletivos, dois secretários municipais de Porto Walter anunciaram seus afastamentos para concorrer a mandatos políticos. Os afastamentos são dos secretários Auciélio Lima, Secretário de Administração, e José Maria Branco, Secretário de Obras.
As exonerações devem ser oficializadas no Diário Oficial do Estado pelo Prefeito César Andrade. O agora ex-secretário José Maria Branco volta à Câmara Municipal para reocupar seu cargo de vereador. José Maria deve buscar a reeleição pelo partido PSD.
Já o agora ex-secretário de Administração, Auciélio Lima, deverá disputar uma das 09 cadeiras no parlamento mirim pelo Progressistas.
A assessoria de comunicação da Prefeitura foi procurada para informar se já existem substitutos aos ex-gestores. Em resposta, o órgão informou que em breve o prefeito deverá anunciar a ocupação das secretarias.
A legislação brasileira prevê prazos para desincompatibilização, ou seja, para que ocupantes de cargos públicos se desliguem de suas funções caso desejem concorrer a cargos eletivos. Esse período varia segundo o cargo eletivo almejado, mas, em geral, tem início seis meses antes das eleições.
Redação jurua24horas