Com uma média mensal de mais de mil ultrassonografias realizadas, ficou a cargo do município de Cruzeiro do Sul oferecer os serviços de ultrassonografia. Apesar dos esforços da equipe de saúde municipal, ainda há uma demanda reprimida que não está sendo totalmente atendida.
Desde o início da atual gestão, foram inicialmente disponibilizados dois médicos para realizar as ultrassonografias. No entanto, com o aumento significativo na procura pelos exames, mais três profissionais foram incorporados à equipe. Atualmente, um total de cinco médicos trabalha para atender a essa demanda crescente, que chega a ultrapassar as mil consultas mensais.
Lindomar Ferreira, diretor de atenção à saúde, enfatiza que, embora o exame seja solicitado em todas as 25 unidades básicas de saúde do município, a quantidade de solicitações supera em muito a capacidade de atendimento. “Hoje nós temos uma demanda reprimida e não estamos conseguindo atender a toda essa demanda, e isso é uma realidade”, explicou. Além disso, o estado não oferece mais o serviço de ultrassonografia na região do Juruá, tornando o município de Cruzeiro do Sul responsável por atender toda a regional.
Para lidar com esse cenário, além de aumentar o número de profissionais capacitados para realizar os exames, o município adotou medidas para regular a demanda através do Sistema de Regulação (SISREG). “Estamos preocupados com toda essa demanda, além de aumentar o quadro de profissionais ultrassonografistas, nós regulamos o SISREG, então hoje temos uma demanda regulada e foi passado tudo isso para a equipe do Estado. Então o estado está ciente da quantidade de ultrassonografias que temos reprimidas para nos apoiar enquanto município”, afirmou o diretor.
Por jurua Online