Os moradores de Cruzeiro do Sul, todos os anos, neste período ficam expostos a poluição provocada pelas fumaças de queimadas. Crianças e idosos acabam sendo os mais prejudicados e sofrendo com problemas respiratórios, inclusive quem não tem doenças respiratórias.
A procura por atendimento aumenta nas unidades de saúde. Segundo os órgãos ligados a saúde, os humanos são afetados pelas queimadas porque a fumaça proveniente delas contém diversos elementos tóxicos. Pensando nisso o site jurua24horas listou sintomas de irritação e reuniu dicas para tentar amenizar os problemas
A lista de problemas provocados pela inalação da fumaça de queimadas é grande. Os mais comuns, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) são:
- dor e ardência na garganta,
- tosse seca,
- cansaço,
- falta de ar,
- dor de cabeça,
- rouquidão,
- lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.
Esses sintomas, de acordo com a OMS, variam de pessoa para pessoa e dependem do tempo de contato com a fumaça. Pessoas com doenças como rinite, asma e bronquite, por exemplo, podem ser mais afetadas.
Para amenizar os efeitos das queimadas na saúde, alguns cuidados são necessários, como:
- evitar, na medida do possível, a proximidade com incêndios,
- beber muita água, principalmente crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos,
- manter os ambientes da casa e do trabalho fechados, mas umidificados, com o uso de vaporizadores ou até bacias com água e toalhas molhadas,
- outra dica é usar máscaras ao sair na rua,
- para tentar melhorar a defesa do corpo a dica é comer alimentos ricos em vitamina C e B,
- evitar o tabagismo.
Em caso de urgência, a orientação é buscar ajuda médica imediatamente.