Com preços em alta, Lula pede para população não comprar alimentos caros

Presidente sugere que "próprio povo" pode ajudar, deixando de comprar aquilo que julga acima do preço.

Diante da alta dos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que a população evite comprar produtos que estejam muito caros, como forma de pressionar a redução dos preços e ajudar a controlar a inflação.

“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o presidente em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

O presidente também incentivou os consumidores a substituírem itens mais caros por produtos similares, com preços mais acessíveis.

“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, complementou o presidente.

Ainda durante a entrevista, Lula afirmou que a inflação dos alimentos será solucionada em breve. “Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, disse o presidente.

O chefe do Executivo também destacou que o governo está em diálogo com empresários e ministérios responsáveis para encontrar soluções.

“Nós estamos trabalhando, conversando com empresários, utilizando a competência da Fazenda, do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que a gente encontre uma solução de como reduzir preço”, disse Lula.

Na última terça-feira (4), o Banco Central informou que o cenário de inflação de curto prazo segue adverso e que a alta dos preços dos alimentos tem sido significativa, com tendência de persistência no médio prazo.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As inscrições ocorrem entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, das 8h às 12h.
Processo foi iniciado em 2017, quando o rapaz tinha apenas 12 anos; erro foi identificado pela Defensoria Pública do Distrito Federal.
Já nesta quinta-feira, a régua amanheceu medindo 5,64 metros, bme inferior a cota de alerta que é de 14metros.
Preços foram influenciados por cotação do boi no mercado; prévia da inflação de janeiro mostrou a aceleração de 1,93% no preço das carnes no mês.
Indústria cafeeira teve alta maior que registrada nas gôndolas do supermercado e deve repassar parte do aumento de 2024 ao consumidor ainda neste primeiro trimestre.
Mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado publicado na noite dessa quarta-feira, 5.
Avistamento do jacu-estalo-de-bico-vermelho contribui para novas pesquisas sobre a espécie.
Sena Madureira é um dos municípios do Acre que mais extrai castanha
Não existem mais publicações para exibir.