O Tenente Alisson Rogério, do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, relatou detalhes da operação de resgate realizada após o deslizamento de terra que vitimou um idoso de 90 anos na tarde desta quinta-feira, 2 de janeiro. A tragédia ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram a região, provocando o desbarrancamento que atingiu a residência da vítima.
“A ocorrência chegou para a gente no final da tarde, ocasionada pelo grande volume de chuvas na região. A casa estava localizada próximo a um barranco, e o movimento de terra atingiu o imóvel, soterrando o idoso. Infelizmente, quando chegamos ao local, ele já estava preso sob a lama e o concreto da casa”, explicou o tenente.
No momento do acidente, estavam na residência o idoso, uma jovem de 14 anos e o filho da vítima, que também tentou prestar ajuda e acabou se ferindo no braço. A jovem conseguiu escapar antes de ser atingida.
De acordo com o relato, as equipes precisaram quebrar paredes e cavar entre os escombros para acessar o local onde o idoso estava. “Ele ficou preso na lama e no concreto. Conseguimos identificá-lo em um cômodo que aparentava ser a cozinha, pois havia armários. Tivemos que atuar com muito cuidado devido ao grande volume de terra e água descendo naquele momento. Priorizamos a segurança tanto das equipes quanto das pessoas ao redor”, destacou o tenente.
A operação contou com o apoio do SAMU, Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Científica, além do acionamento de equipes extras do Corpo de Bombeiros. “Tivemos que mobilizar a segunda folga devido ao vulto da ocorrência. Infelizmente, não foi possível salvar o idoso, mas ele foi entregue às autoridades competentes após a retirada do local”, acrescentou Alisson.
Ao final do resgate, o Corpo de Bombeiros foi informado de uma nova ocorrência, também relacionada a deslizamento de terra, em outra área da cidade, próxima à Escola Henrique Ruth. “Estamos deslocando para lá. A natureza é semelhante, e seguimos em alerta devido às chuvas intensas”, concluiu o tenente.
Jurua24horas