Covid-19: Acre registra 2.410 casos e maioria dos óbitos são idosos

Os dados apontam uma queda significativa na incidência de casos graves e óbitos em 2024.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou nesta quinta-feira, 19, o mais recente boletim sobre a situação da covid-19 no estado. Os dados apontam uma queda significativa na incidência de casos graves e óbitos em 2024, destacando o impacto positivo da vacinação, mas reforçam a importância da manutenção dos cuidados preventivos.

Desde o início do ano, o Acre registrou 2.410 novos casos e 13 óbitos relacionados à doença até a 49ª semana epidemiológica. A incidência caiu de 896,1 casos por 100.000 habitantes em 2023 para 269,4 em 2024, enquanto a taxa de letalidade permaneceu baixa, em 0,4%.
Apesar dos avanços, o boletim reforça que o uso de máscaras em ambientes fechados ou superlotados, a higiene frequente das mãos e a busca por atendimento em casos de sintomas suspeitos continuam sendo medidas essenciais para conter a propagação do vírus.

Os dados de 2024 revelam padrões claros em relação aos grupos mais impactados: Casos confirmados: Mulheres de 30 a 39 anos lideram a incidência. Homens de 40 a 49 anos também apresentam números significativos.

O sexo feminino representa 63,6% dos casos confirmados. A maioria dos infectados se identifica como parda (65,0%), seguida por branca (11,2%) e amarela (10,7%). Já em relação aos óbitos, a maior parte ocorreu entre pessoas acima de 60 anos, sendo que 68,9% dos falecidos tinham comorbidades e homens foram levemente mais afetados que as mulheres.

A Sesacre disponibiliza informações atualizadas sobre a covid-19, incluindo dados de vacinação e evolução da pandemia, no portal Observatório da Saúde do Acre.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nas últimas quatro semanas, 38,6% dos casos positivos foram atribuídos ao rinovírus, que afeta principalmente crianças e adolescentes.
Apesar da definição do local, a família ainda não divulgou o horário do início do velório de Rodrigo Pires.
Proposta passou no 2º turno com 55 votos favoráveis e 18 contra; texto segue para promulgação.
Secretaria de Educação anunciou correção e garantiu depósito dos valores no dia 23 de dezembro.
A Secretaria de Saúde comemora a cobertura da assistência farmacêutica.
O ministro destacou o comprometimento do senador Alan Rick com as iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a 12ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
O evento teve como objetivo celebrar as vitórias nas urnas e alinhar estratégias políticas para os próximos anos.
Não existem mais publicações para exibir.