Juruá 24 horas

Crianças e adolescentes do bairro Miritizal são contempladas com projeto esportivo Estrelas da Saúde

Foi lançado neste sábado, 09, em Cruzeiro do Sul o projeto “Estrelas da Saúde”, uma escolinha de futebol que pretende atender crianças e adolescentes carentes em situação de vulnerabilidade social. A ideia surgiu há cerca de 4 meses, agora, saiu do papel e vai transformar vidas.

O vereador Gilmar da Saúde e o educador físico Antônio dos Santos, deram início ao projeto que já nasce grande, com 45 participantes, um gol de placa na prevenção e incentivo de jovens. A ação visa proporcionar lições de cidadania envolvendo o esporte, educação e saúde para as crianças e adolescentes do bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul.

O padrinho do projeto é o advogado e produtor rural Zé Lopes que viu na iniciativa a possibilidade de contribuir para a mudança de vida de jovens carentes que tem o sonho de chegar ao futebol profissional. Mas o projeto vai além, os colaboradores trabalham para que as estrelas da escolinha possam brilhar não só dentro de campo, mas também em casa, na escola, no meio onde vivem.

“Como pai, tenho a obrigação moral de ajudar projetos sérios, que fortaleçam a rede de apoio e estruturem a primeira infância e a juventude, alvos fáceis de facções justamente pela escassez de perspectivas para esse público. Além do esporte, aqui eu encontrei a oportunidade de conhecer a realidade social da região, temos conversado com os pais, com possíveis apoiadores. Tenho fé que vamos ajudar a mudar a realidade por aqui”, disse Zé Lopes, primeiro padrinho do projeto.

Inicialmente, 45 crianças e adolescentes são atendidos semanalmente. Além das técnicas do futebol eles aprenderão lições para a vida. O instrutor Antônio Santos, que também é morador do bairro, disse que dentro de campo será trabalhado ética, respeito aos colegas e a família.

“Vamos passar aos nossos jovens a importância do respeito aos colegas, aos pais, ao cidadão de modo geral. Vamos cobrar deles um bom comportamento na sociedade, na escola, e claro, sempre presando pelas boas notas.  Esse é um momento também de gratidão aos parceiros, porque sem eles não conseguiríamos fazer o projeto andar e tenho certeza que aqui vamos revelar grandes talentos”, afirmou Antônio.

O vereador Gilmar se mostrou otimista quanto ao projeto e possíveis novas parcerias. “A ideia é que o Projeto avance e com parcerias com parlamentares e empresários que se interessem em ajudar, a rede de solidariedade seja ampliada para garantir atendimento familiar levando, no futuro, treinamentos, capacitações e inserindo os pais e responsáveis no andamento e dia a dia do Projeto”, disse.

Cauê Rocha da Silva, de 15 anos, é um dos adolescentes que participam do projeto e falou da alegria em poder fazer da escolinha. “Futebol é a nossa praia. Tem escolinha, mas é longe, nós já queríamos fazer parte desses eventos, mas não tinha aqui, agora temos”, destacou.

Sair da versão mobile