Uma nova forma de golpe chegou ao Acre. Nesta nova tentativa de golpe os criminosos fingem ser autoridades e personalidades públicas para enganar as vítimas através de mensagens pelo WhatsApp pedindo transferências via Pix. As autoridades policiais já emitiram um alerta para que a população esteja atenta aos golpes realizados pelo WhatsApp.
Os criminosos fingem serem políticos, empresários e até por ministros, utilizando mensagens falsas para enganar as vítimas e obter dinheiro por meio de transferências via Pix. Além do uso de imagens de figuras conhecidas, a estratégia dos golpistas envolve o uso de mensagens alegando que perderam o celular e precisam de ajuda financeira para pagar contas ou comprar um novo aparelho.
Um dos casos recentes foi o do prefeito reeleito de Assis Brasil, Jerry Correia (PP), que recebeu uma mensagem do suposto Ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, solicitando R$1.800 para a compra de um celular.
Mas o prefeito Jerry Correia não foi o único do estado a cair no esquema dos criminosos, além dele, um vereador recém-eleito de Epitaciolândia e empresários locais, também foram vítimas. Os falsários utilizam números de celulares e CPFs para viabilizar as transferências, explorando a confiança das vítimas para convencerem a realizar o pagamento via Pix.
A polícia orienta a população a nunca efetuar transferências bancárias sem confirmar diretamente a identidade do solicitante, além de registrar boletins de ocorrência em casos suspeitos. A denúncia ajuda na identificação e punição dos envolvidos nesses crimes.
Redação Juruá24horas