Ícone do site Juruá 24 horas

Cruzeiro do Sul é sorteada para participar de pesquisa nacional do Ministério da Saúde sobre violência e acidentes

Iniciado nesta terça-feira (01), a 6ª edição do Viva Inquérito, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que coleta informações em todo o Brasil sobre o perfil de vítimas de violência e acidentes atendidos nas unidades de urgência e emergência do Brasil. Cruzeiro do Sul e Rio Branco integram o grupo de cidades participantes. 

A pesquisa visa identificar fatores de risco e sugerir medidas de prevenção adequadas. Assim, profissionais treinados e identificados visitam os hospitais das cidades acreanas para entrevistar pessoas vítimas de violências interpessoais, violências autoprovocadas e de acidentes, como de trânsito, quedas e queimaduras.

Durante o processo de coleta de dados, os entrevistadores estarão identificados com crachás e vestimentas específicas do Viva Inquérito, além de portar documentos oficiais que comprovam a autorização do Ministério para conduzir o levantamento.

A pesquisa, conta com aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), e tem como objetivo levantar o perfil das vítimas e fatores associados a esses agravos, subsidiando a formulação de políticas públicas mais eficazes no combate e na prevenção dessas ocorrências.

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha das unidades de saúde participantes da pesquisa foi realizada por sorteio, com base em critérios científicos para garantir uma amostra representativa dos atendimentos realizados em serviços de urgência e emergência em todo o país.

As edições anteriores do estudo, “Viva Inquérito”, foram fundamentais para compreender a dinâmica de violências e acidentes no Brasil. Com os resultados, foi possível identificar áreas prioritárias para intervenção e propor medidas que melhorassem o atendimento e a vigilância nos hospitais.

Redação Jurua24horas 

Sair da versão mobile