Elânia Borges, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Cruzeiro do Sul, anunciou que há doses suficientes para vacinar a população de 10 a 14 anos contra a dengue. “Recebemos mais 200 doses na sexta-feira, destinadas ao público que tomou a primeira dose na vacinação realizada no shopping no dia 6”, informou Borges.
A coordenadora enfatizou a importância de tomar a segunda dose da vacina, disponível em todas as unidades de saúde da cidade. “Se você tomou a primeira dose, é essencial procurar a segunda dose para garantir a prevenção da dengue, que agora tem vacina disponível”, destacou.
Atualmente, a vacinação está restrita aos adolescentes de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. “Somente abriremos para outros públicos conforme a autorização do Ministério da Saúde”, explicou Borges.Ela alertou sobre a gravidade da dengue e a necessidade de prevenção. “
A dengue pode evoluir para formas mais graves e levar à morte, como já vimos em Cruzeiro do Sul. Devemos nos cuidar e aproveitar a oportunidade de vacinação disponível em todas as unidades de saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, das 8h às 19h”, concluiu.
jurua24horas