A campanha Novembro Azul, que promove a conscientização sobre a saúde do homem, já está em andamento em Cruzeiro do Sul. Com atividades iniciadas no dia 1º de novembro, a programação conta com palestras, oficinas e uma série de atendimentos voltados especialmente para o público masculino nas unidades básicas de saúde e no posto de referência Francisco Santos (posto do agricultor), localizado na área central.
De acordo com Lindomar Ferreira, Diretor de Atenção à Saúde de Cruzeiro do Sul, a campanha visa mais do que a prevenção ao câncer de próstata, ampliando o cuidado integral ao homem. “Não se trata apenas de prevenir o câncer de próstata, mas sim de cuidar da saúde masculina em sua totalidade. Estamos oferecendo exames de PSA, diabetes, hormonais, além de orientações e atendimentos diversos, como odontológicos e de vacinação”, destacou o diretor.
A novidade deste ano é o horário estendido para os trabalhadores que encontram dificuldade em comparecer às consultas durante o dia. Com isso, o posto de referência atenderá das 17h às 19h. “Esse horário é uma estratégia da gestão do prefeito Zequinha Lima para atender os homens que, por conta do trabalho, não conseguem se cuidar durante o expediente”, afirmou Áureo Neto, secretário municipal de saúde.
A campanha também inclui ações de saúde no centro da cidade e uma oficina organizada pela equipe da SESACRE, voltada ao autocuidado masculino. No dia 8 de novembro, haverá atendimento exclusivo para os servidores da Secretaria de Saúde, reforçando o compromisso com a saúde do trabalhador.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul reforça o convite para que todos os homens da cidade busquem os atendimentos disponíveis e aproveitem a oportunidade de cuidar da saúde de forma completa. “Estamos comprometidos em fazer do Novembro Azul uma oportunidade para que os homens cuidem de si mesmos, não apenas focando na prevenção ao câncer, mas garantindo o bem-estar integral”, concluiu Áureo Neto.
jurua24horas