A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em colaboração com a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, em um trabalho conjunto, reduziram os índices de acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul. Com foco na fiscalização, investimento em infraestrutura e campanhas de educação, as autoridades registraram uma queda de 30% em óbitos decorrentes de acidentes comparado ao ano passado.
O diretor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Jonas Saraiva, atribui a queda ao trabalho conjunto das instituições. “Os números demonstram uma redução significativa no total de acidentes. Apenas em relação às mortes, tivemos uma diminuição de 30%, resultando em quatro vidas salvas até agora. Isso é fruto do trabalho em parceria entre a Prefeitura, Detran e Polícia Militar, que realizaram ações de educação, fiscalização e melhorias na engenharia de trânsito, incluindo a instalação de duas novas rotatórias em pontos críticos da cidade.”
O investimento significativo na infraestrutura também colaborou para o sucesso dos resultados, ajudando a reduzir acidentes e infrações. A prefeitura investiu na construção de duas rotatórias na Avenida 25 de Agosto, investiu R$1 milhão em sinalização horizontal e vertical, além da sinalização semafórica. Nos últimos meses, R$500 mil foram aplicados na renovação e manutenção das sinalizações, proporcionando maior organização e segurança nas vias do município.
Saraiva destaca a relevância das parcerias no fortalecimento da segurança viária no município, reconhecendo a contribuição do Detran e da Polícia Militar na intensificação da fiscalização e na aplicação de melhorias no trânsito. “É com esse apoio que conseguimos implementar ações eficazes. A colaboração entre os parceiros é essencial para consolidar um trânsito seguro e sustentável na cidade.”
O diretor explica que as iniciativas fazem parte de um planejamento estratégico de mobilidade urbana, liderado pelo prefeito Zequinha Lima, que planeja investir ainda mais em educação e infraestrutura no próximo ano. “Nosso objetivo é continuar lutando para reduzir ainda mais esses números e, quem sabe, até zerar as mortes no trânsito até o final do mandato”, afirma.
Além disso, o programa CNH Social, promovido pelo governo do estado e pelo Detran, tem como objetivo promover um maior número de motoristas habilitados e conscientes das regras de trânsito de agora em diante. “A CNH Social promove uma condução mais segura e responsável, habilitando pessoas que anteriormente não podiam regularizar sua situação,” finalizou Saraiva, contando que tem como meta distribuir 20 mil CNHs no Acre.
Redação Jurua24horas