Cruzeiro do Sul regulamenta transporte privado de cargas

A medida, assinada pelo Secretário Jonas Saraiva de Lima, tem como base legislações federais e municipais e busca organizar e fiscalizar a atividade.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Cruzeiro do Sul (SEMTRANS), publicou a Portaria nº 003/2025 nesta segunda-feira, 3, que estabelece normas para a regulamentação do serviço de transporte privado de cargas no município. A medida, assinada pelo Secretário Jonas Saraiva de Lima, tem como base legislações federais e municipais e busca organizar e fiscalizar a atividade.

Entre as principais determinações da portaria, está a emissão anual de um Termo de Autorização para os transportadores cadastrados na SEMTRANS. O documento será concedido a titulares já registrados, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. A norma também define a quantidade de autorizações disponíveis: 95 para caminhonetes de carroceria aberta e sete para caminhões.

Para obter ou renovar a autorização, os transportadores devem apresentar diversos documentos, incluindo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com indicação de atividade remunerada (EAR), comprovante de residência, certidões negativas de débitos municipais, federais e judiciais, entre outros. As exigências são diferenciadas para pessoas físicas e jurídicas.

A portaria também estipula que os veículos credenciados devem possuir faixas de identificação padronizadas. Caminhonetes devem exibir adesivos azuis de 12 cm de altura nas portas dianteiras, enquanto caminhões terão adesivos de 30 cm de altura por 35 cm de largura. O uso de materiais removíveis, como ímãs, é proibido.

A SEMTRANS irá divulgar um calendário para a renovação das autorizações, e as taxas aplicáveis serão baseadas na Lei nº 773/2017, que rege o Fundo Municipal de Transporte e Trânsito. 

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gladson Cameli (PP) participa da primeira sessão do ano na Aleac e fará a leitura da carta governamental.
O corpo será levado para Sena Madureira, onde será velado na Câmara Municipal.
A campanha foi dividida em quatro fases.
Os grupos que respondem pelo maior número de casos são de 20 a 29 anos, de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos.
O paratleta Wendell Barbosa celebrou mais uma grande conquista, após vencer a final e garantir a medalha de ouro em Fortaleza.
O Banco do Brasil tem 1.039 candidatos aprovados no último certame que ainda podem ser convocados.
Há quatro semanas a projeção era de que a inflação fechasse o ano em 4,99%.
No entanto, entre 2005 e 2020, esse número disparou para 34 homicídios a cada 100 mil habitantes um aumento de 819%.
Não existem mais publicações para exibir.